Por Geisy Negreiros
O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Acre (Coepir) realiza, nos dias 14 e 15 de julho, em Rio Branco, a Plenária de Atualização para a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir). O evento conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
A solenidade de abertura será na segunda-feira, 14, das 18h às 22h, no Memorial dos Autonomistas, no Centro de Rio Branco. Durante o evento, haverá também o lançamento da Quinzena da Mulher Negra, uma iniciativa da Associação de Mulheres Negras (AMN), com palestra da advogada, professora militante dos direitos humanos com ênfase nas questões de gênero e raça, Lucia Ribeiro. O tema da palestra será “Educar para prevenir a violência e a cultura do ódio”.
Já no dia 15, a programação segue das 8h às 17h, no Museu dos Povos Acreanos, com discussões temáticas, compartilhamento de experiências e definição de propostas que serão levadas à etapa nacional.

Com foco na construção de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial e os direitos da população negra, a plenária reunirá delegados eleitos na 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada em 2022. O objetivo é atualizar os debates, alinhar diretrizes e fortalecer o compromisso coletivo com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sem discriminação.
O evento também busca reforçar o papel das políticas públicas na garantia de direitos, tendo como pilares a assistência social, os direitos humanos e a segurança alimentar e nutricional. Essas áreas têm papel fundamental no enfrentamento das desigualdades e no fortalecimento de ações que promovam a dignidade e o bem-estar das populações historicamente marginalizadas.
A plenária conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público Estadual (MPAC), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Acre (OAB/AC).
A atualização das propostas e o fortalecimento das discussões serão fundamentais para que o Acre tenha uma participação representativa na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que está prevista para acontecer do dia 14 a 19 de setembro, em Brasília.