Por: Carolina Torres
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou, entre os dias 28 e 30, uma capacitação técnica voltada ao Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), em parceria com a equipe municipal de assistência social do município de Xapuri.

Representantes do Departamento de Proteção Social Básica e da Diretoria de Política de Assistência Social realizaram, inicialmente, uma reunião institucional de apresentação da equipe estadual. A ocasião contou com a presença da assessora executiva Marílcia Oliveira e da coordenadora estadual do Acessuas Trabalho, Thallita Leitão, além do secretário municipal de Assistência Social, Ismar Mota da Cruz, da secretária adjunta Maricksleyda Oliveira e de demais membros da gestão municipal.
Também foi realizada uma capacitação com o objetivo de estreitar a parceria entre os entes estadual e municipal da assistência social, especialmente no que diz respeito aos alinhamentos técnicos necessários para a execução dos serviços e programas da proteção social básica, no âmbito dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo a chefe do Departamento de Proteção Social Básica da SEASDH, Jaqueline Jesus, a capacitação é fundamental para fortalecer a atuação da rede municipal.
“O apoio técnico oferecido ao Programa Acessuas Trabalho visa não apenas alinhar tecnicamente as ações, mas também promover a emancipação e o protagonismo dos usuários por meio do acesso ao mundo do trabalho. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos em apoiar os municípios na implementação de políticas públicas eficazes e na promoção do desenvolvimento social. É um exemplo de como a parceria entre as esferas estadual e municipal pode gerar resultados positivos e melhorar a vida das pessoas atendidas pelos programas de assistência social”, destacou a gestora.
Outro destaque foi o 1º Ciclo de Oficinas do Programa Acessuas Trabalho, direcionado a usuários inseridos nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As equipes técnicas dos CRAS conduziram a formação com o objetivo de fomentar estratégias de autonomia e inclusão produtiva por meio da inserção no mundo do trabalho.
Xapuri foi o último município a receber o apoio técnico estadual nesta etapa, tendo em vista que já alcançou a meta de execução física estabelecida para o Programa Acessuas Trabalho.