Com apoio do governo, 3º Encontro Estadual de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana começa nesta sexta em Rio Branco

Por Geisy Negreiros

Valorização da ancestralidade, combate à intolerância religiosa e fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais. Com esse foco, será realizado nos dias 18 e 19 de julho, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, o 3º Encontro Estadual de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana do Acre.

A iniciativa é promovida pela Federação das Religiões de Matriz Africana no Acre (Ferema/AC), com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e reúne representantes de casas de axé, órgãos públicos, pesquisadores e lideranças de todo o país.

3º Encontro Estadual das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana será realizado nos dias 18 e 19 de julho. Foto: reprodução

A diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes, que participará do painel 4 no sábado,19, destacou a importância da presença do Estado no evento e defendeu o direito de cada um manifestar a sua crença.

“Participar do encontro das comunidades tradicionais é reafirmar o nosso compromisso com respeito às diferentes expressões de fé, às crenças. Hoje temos dentro da Diretoria de Direitos Humanos a Divisão da Promoção da Diversidade Religiosa que passa, sobretudo, pelo reconhecimento do direito de cada comunidade existir e manifestar sua espiritualidade e ser respeitada por isso. A SEASDH segue atuando na defesa dos direitos humanos e no enfrentamento à intolerância religiosa, com diálogo, escuta, compromisso, fortalecendo as políticas,” enfatizou Joelma. 

O encontro começa nesta sexta-feira, dia 18, das 17h às 21h30, com homenagens aos ancestrais e uma apresentação cultural. Em seguida, haverá a Palestra Magna com o Babalorixá Adailton Moreira, do Ilê Asè Omiojuaro (RJ), que abordará o tema “O papel dos terreiros na promoção da igualdade racial”.

A programação continua no sábado, 19, das 8h às 17h, com painéis temáticos que debatem temas centrais para as comunidades de matriz africana e a sociedade em geral, como saúde, meio ambiente, dignidade humana e enfrentamento ao racismo religioso.

Programação de sábado, 19

Painel 1 – Mecanismos de combate à intolerância religiosa, preconceito e discriminação, mediado por Cláudia Oliveira, com participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, sociedade civil e Universidade Federal do Acre (Ufac).

Painel 2 – Plano Nacional da Saúde Integral da População Negra e relações com os terreiros, com mediação de Egbomi Clicia Santos, e participação de integrantes do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde e entidades locais.

Apresentação da campanha “Pelo direito de respirar ar puro, acesso à água potável e segurança climática”, do IRI Brasil.

Exibição do documentário “Acre e sua raiz africana”.

Painel 3 – “Racismo ambiental e o direito de existir em território”, com mediação de Olorisá Anderson D’Sàngó e representantes da Rede Afroambiental e da Secretaria de Meio Ambiente.

Painel 4 – “O papel social dos terreiros na promoção da dignidade humana”, com mediação de Mãe Rubby d’Osun com os palestrantes: Iyalorixá Cristina d’Osun (Renafro Nacional/SP), Joelma dos Santos (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH/AC), Ekedji Essindará (Sociedade Civil/AC).

O encerramento será com a Celebração de Axé A Festa do Encontro, reunindo apresentações culturais do Maracatu Pé Rachado, Gigliane Oliveira e Banda, e o Grupo Alágbè Okan.

O evento é uma realização da Ferema/AC, da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, e da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Alámòjú Centro de Cultura e Pesquisa.

Serviço:

O quê: 3º Encontro Estadual de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

Local: Cine Teatro Recreio, Rua Senador Eduardo Assmar, bairro 6 de Agosto, Rio Branco

Dias 18 e 19 de julho

Sexta-feira, das 17h às 21h30 e sábado, das 8h às 17h